Qualquer pessoa pode contribuir com o Enseada Online, informando a redação sobre novidades e eventos.

Envie o assunto para a redação clicando no botão abaixo!
20/12/2012 19:41 h
Réveillon 2013 em Icaraí
Texto Divulgação

A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo – Neltur e da Fundação de Arte de Niterói - FAN, com o patrocínio da empresa Águas de Niterói, está programando uma grande festa de Réveillon na Praia de Icaraí, no dia 31 de dezembro, com um inédito show pirotécnico, com 25 minutos de duração, além de apresentação musical, a partir das 19h30.

Na Praia de Icaraí, haverá uma tenda, onde funcionará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do Evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Nit Trans e da Guarda Municipal. A estrutura da festa terá, também, um mini-hospital com 130m², que este ano teve sua capacidade dobrada e contará com 16 leitos climatizados e UTIs disponíveis para casos de emergência.

A Coordenadoria e o Posto de Saúde serão instalados na altura da Rua Lopes Trovão, rua esta, que junto com a Rua Pereira da Silva, servirá de rota de fuga para qualquer emergência médica ou do Corpo de Bombeiros. Ao lado do palco será montada uma tenda para crianças perdidas com recreadores especializados.

A Prefeitura de Niterói calcula que cerca de 300 mil pessoas participem da festa de Réveillon em Icaraí este ano e recomenda que o público não leve bebidas em garrafas de vidro e fogos para a praia.

O número de ambulantes será restrito e estará proibida a venda de produtos em garrafas de vidro, carro de som, além de qualquer tipo de acesa (botijão de gás, churrasqueira com carvão, fogos etc). Este ano, a Clin vai instalar, na praia, recipientes especiais para receber os materiais proibidos recolhidos.

A logística para o Réveillon vai começar às 8h da manhã, do dia 31/12, com a Guarda Municipal coibindo a entrada de ambulantes na Praia de Icaraí e a partir das 14h, o trecho da Praia entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros será interditado. Agentes e fiscais de trânsito também estarão no local com reboques retirando veículos estacionados em locais proibidos. A Praia de Icaraí deverá ficar fechada até às 9h do dia 1º de janeiro, para que a Clin conclua o trabalho de limpeza. Para a festa da virada, serão instalados 200 banheiros químicos na orla de Icaraí.


Posto Médico

Para atendimentos de emergência, será montado um mini-hospital, com 16 leitos climatizados, duas UTIs, ambulâncias e motolâncias, na praia de Icaraí. A estrutura vai contar com 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal administrativo, além de voluntários.

Os atendimentos mais graves serão encaminhados para os hospitais Azevedo Lima, Carlos Tortelli e Mário Monteiro.

Segurança

Na Praia de Icaraí, serão instaladas 6 torres de segurança em pontos estratégicos – no calçadão e na areia – para servir como posto de observação para os homens da Polícia Militar. As torres contarão também com padioleiros para eventuais emergências.

Para garantir a segurança no Réveillon, a Polícia militar terá cerca de 400 homens, que se dividirão em dois turnos, além de 60 viaturas. Já a Guarda Municipal disponibilizará um efetivo de 350 homens. O trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Gavião Peixoto, além de todas as ruas transversais desse perímetro receberão policiamento ostensivo. O esquema de segurança contará ainda com uma força de choque, patrulhas em outras áreas da cidade e a Operação Lei Seca.

O Corpo de Bombeiros terá grupamentos de intervenções rápidas das 20h do dia 31 às 2h do dia 1º. Os postos disporão de 10 bombeiros e duas viaturas cada, sendo uma ambulância e outra de combate a incêndio. Um posto será localizado no Largo do Marrão e outro na Avenida Roberto Silveira esquina com a Rua Miguel de Frias. A corporação terá um efetivo total com 64 homens de prontidão nas sedes do Centro (Rua Marques de Paraná) e de Charitas.

O 4º Grupamento Marítimo estará com botes com mergulhadores e guarda vidas fazendo a segurança e o socorro por mar.

Na Praia de Icaraí, será montada uma tenda que abrigará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Nit Trans e da Guarda Municipal.

Show Pirotécnico inédito

Grande atração da festa da virada, a queima de fogos de Icaraí terá inovações tecnológicas e novas bombas vindas da Itália e trará uma grande surpresa. O espetáculo terá a duração de 25 minutos. A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas acompanhem a festa na Praia de Icaraí.

O show terá cerca de 9 mil bombas, divididas em três balsas. A queima de fogos será realizada pela Domberg Shows Pirotécnicos e terá o patrocínio da empresa Águas de Niterói.

No Mar

Para garantir a beleza do espetáculo e a segurança do público, como nos anos anteriores, a Neltur providenciou coifas (blocos de concreto com correntes) para a amarração das três balsas, que promoverão a queima de fogos, acabando com a possibilidade de deslocamento dessas embarcações. Vale ressaltar, que as balsas serão posicionadas por GPS a 500 metros da Praia, 100 metros a mais do que determina a Capitania dos Portos, reforçando a segurança do público nas areias de Icaraí e possibilitando que o espetáculo pirotécnico seja assistido também das orlas da Boa Viagem e de São Francisco.

Serão colocadas, também, bóias luminosas no mar, para indicar até onde as embarcações de passeio, que estiverem assistindo a queima de fogos, podem ir.

Uma Corveta da Capitania dos Portos e botes do Corpo de Bombeiros estarão nas águas de Icaraí para salvamentos.

Bloco das Piranhas

A concentração do Bloco das Piranhas, como ocorreu nos anos anteriores, será às 14h, na Rua Miguel Frias, que deverá ser interditada às 12h, dependendo da demanda. Já a Praia deve ser interditada às 15h, para que haja mais tranquilidade e maior tempo para a estrutura da área para a festa do réveillon a noite.
O bloco vai contar com trio elétrico, sob o comando da atriz e apresentadora, Fabianna Brazil e com uma logística especial, com a finalidade de disciplinar a sua passagem e dar conforto aos moradores do bairro. O repertório do trio, determinado pela Neltur, vai incluir Marchinhas de Carnaval e músicas para criar um clima de alegria e de família.

Proibido

Ambulantes sem licença serão reprimidos desde cedo na Praia de Icaraí e nas ruas adjacentes, assim como pessoas com garrafas de vidro e fogos.

Estará proibida, na Praia, a venda de qualquer produto em garrafas de vidro, carro de som, além de qualquer tipo de acesa (botijão de gás, churrasqueira com carvão, fogos etc).

A organização do evento pede para que as pessoas dos prédios da orla não soltem fogos em direção a areia.

Notícias Recentes

Anterior  | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próxima

investClick